CNH Digital MT

Pensando em trazer mobilidade e facilidade para a vida do cidadão, o Departamento de Trânsito (Detran) do Estado do Mato Grosso criou, juntamente ao Departamento Nacional de Trânsito, um plano de melhorias que busca atrelar a tecnologia à comodidade.

A CNH Digital MT é um exemplo disso. A nova versão da carteira de habilitação que já conhecemos vem com um diferencial que já conquistou muitos condutores em Mato Grosso: o documento é completamente eletrônico e pode ser utilizado de qualquer lugar, através do app da Carteira Digital de Trabalho.

A novidade vem ganhando reconhecimento desde 2018, quando foi implantada, e se mostra cada vez mais eficaz para o condutor, que com a CNH Digital MT garante facilidade e comodidade em sua rotina.

Por mais curioso que pareça, o documento eletrônico é simples e pode ser feito por todos os motoristas do Estado de Mato Grosso.

Então, se você quer entender como esta nova ferramenta funciona, continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo que a CNH Digital MT pode te oferecer.

CNH Digital MT


CNH Digital Detran MT

Responsável pela administração de todas as pautas relacionadas ao trânsito no Estado de Mato Grosso, o Detran MT faz parte do grupo de idealização do projeto da CNH Digital.

Dessa forma, auxiliado pelo Denatran, o órgão estadual é responsável por fornecer informações e métodos de cadastramento ao novo documento.

Assim, através do aplicativo da CNH Digital MT e dos sites do Governo, o usuário consegue tudo o que precisa para ter acesso à nova documentação eletrônica, sendo possível, inclusive, realizar o processo diretamente pela internet, sem precisar sair de casa.


CNH Digital MT Denatran

Como conversamos no tópico anterior, o Denatran é o órgão nacional de trânsito do Brasil, responsável pela administração em maior escala do tráfego no país. Sendo assim, este órgão auxilia os Detrans locais com a manutenção e organização do trânsito, além de oferecer serviços que podem facilitar a vida do condutor.


CNH Digital MT como funciona

A CNH Digital MT, em linhas gerais, atua como uma versão substituta da tradicional habilitação que conhecemos, oferecendo uma opção digital que garante comodidade para o cidadão.

Para se ter uma ideia, através do app da CNH Digital MT, o usuário tem acesso a todas as informações que precisar a respeito da habilitação, podendo, inclusive, utilizar o documento no lugar do modelo impresso, pois ambos possuem o mesmo valor jurídico.

A CNH Digital MT é uma opção para aqueles que buscam mobilidade e serviços fáceis, onde, através da internet, os seus problemas podem ser solucionados, poupando tempo e proporcionando comodidade na vida do condutor.


CNH Digital MT cadastro

É importante mencionar que o cadastro da CNH Digital MT pode ser feito de forma rápida e prática, com apenas alguns cliques e, o melhor, sem que você precise sair de casa.

O cadastro pode ser feito diretamente pelo app da CNH Digital MT e, para isso, o condutor deve:

  1. Verificar se a sua habilitação possui o QR code no verso. Caso o código não conste no documento, é necessário emitir uma segunda via da CNH;
  2. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  3. Cadastrar-se na plataforma do aplicativo;
  4. Ativar a conta por meio do link compartilhado por e-mail;
  5. Criar uma chave de acesso para realizar o login;
  6. Adicionar, através do QR code, sua CNH Digital MT.

Feito isso, o documento ficará disponível para ser acessado a qualquer hora, mesmo que o usuário esteja desconectado de uma rede de internet.


CNH Digital MT aplicativo

A plataforma por onde a CNH Digital MT é acessada se chama “Carteira Digital de Trânsito” e está disponível nas principais lojas de aplicativos, para dispositivos Android e iOS.

Assim, qualquer um pode ter acesso ao app e instalá-lo da forma que achar melhor em seu dispositivo móvel para garantir o uso da CNH Digital MT de onde estiver.

CNH Digital MT aplicativo


Baixar CNH Digital MT

Como mencionado acima, o app está disponível nas lojas PlayStore e AppStore para que todos os condutores tenham acesso à plataforma da CNH Digital MT.

Vale ressaltar que a instalação da aplicação é simples e leva apenas alguns minutos, além de não exigir muita memória do dispositivo.


Ativação CNH Digital MT

A ativação da CNH Digital MT pode ser feita diretamente do app do documento. Dessa forma, na hora do cadastro basta realizar a ativação conforme o indicado e aguardar o e-mail de confirmação, pois é através dele que o código de acesso será gerado e o condutor poderá acessar a CNH Digital MT.


Certificado CNH Digital MT

A CNH Digital MT pode ser utilizada por meio do app, onde um certificado do documento é gerado, sendo possível apresentá-lo como parte da documentação original. Assim, direto no aplicativo o condutor tem acesso às informações e aos certificados que necessita para utilizar a CNH Digital MT.