Detran-MT Serviços

O Detran-MT é uma instituição do Estado do Mato Grosso que tem como principal objetivo fiscalizar a conduta de motoristas e verificar também a situação dos veículos que circulam pelas cidades.

Cabe ao Departamento de Trânsito cuidar para que todos respeitem as regras previstas no Código de Trânsito, e para isso, o órgão oferece aos cidadãos diversos serviços importantes, tais como:

  • Consulta Pontos CNH;
  • DPVAT;
  • IPVA;
  • Licenciamento
  • Multas;
  • Licenciamento;
  • Transferências;
  • Primeira Habilitação, entre outros.

Detran-MT Consulta de Pontos CNH

Se você já possui habilitação, a consulta pontos da CNH no Detran do Mato Grosso é quase uma obrigação, uma vez que ela acaba interferindo diretamente no direito de dirigir. Se atingir o limite, você pode ter esse documento confiscado.

A pesquisa do prontuário apresenta uma série de informações essenciais, como, por exemplo, quais infrações foram cometidas, qual a gravidade de cada uma delas e o número de pontos que serão descontados da sua Carteira de Motorista.

Detran-MT DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT, é obrigatório e existe desde 1924. Sua principal função é indenizar a vítima e familiares que tenham se envolvido em acidentes.

No portal do Detran-MT, você consegue acessar uma lista com todos os procedimentos que devem ser seguidos pelos interessados, bem como os endereços dos postos de atendimento que realizam a entrada desse processo.

Para ter direito a receber o seguro, é importante estar com todos os documentos em dia, pois são exigidas algumas comprovações importantes para cada caso.

Detran-MT IPVA

Uma taxa obrigatória na vida dos motoristas é o IPVA, e se você pensa que cabe ao Detran administrar esse recurso, saiba que esse é um erro mais frequente do que se imagina. Na prática, a função do Departamento de Trânsito do MT é atuar como um fiscalizador.

De uma maneira geral, o órgão cuida para que tudo esteja dentro do que está previsto na lei, e como o pagamento do IPVA é obrigatório, ele acaba entrando nessa “lista” também, fazendo com que os agentes averiguem sempre uma possível irregularidade.

Para emitir o boleto de pagamento do IPVA, você pode acessar o site do Detran-MT, ir até “Veículos” e em seguida em “IPVA”. Você será reencaminhado para a página específica da Secretaria de Fazenda, responsável por emitir a guia de pagamento.

Detran-MT Licenciamento

Detran-MT Serviços

O licenciamento no Detran do Mato Grosso é outro ponto muito importante se você deseja andar regularmente com o seu veículo, um vez que esse processo precisa ser feito anualmente, após o pagamento das taxas obrigatórias.

É muito importante ficar atento ao calendário do licenciamento, divulgado sempre meses antes de começar. Após realizar a quitação de todos os impostos, o novo documento deverá ser emitido em substituição ao antigo.

Detran-MT Multas

A multa está entre os assuntos que mais preocupam os motoristas, pois além de, muitas vezes, ter um valor considerado alto, ela ainda incide diretamente na CNH do motorista. Por esse motivo, a consulta e o pagamento de multas no Detran-MT está entre os serviços mais procurados.

E para atender com mais eficiência todos os pedidos de consulta e emissão de boletos referente às infrações, o órgão disponibiliza uma página completa com todas as informações necessárias.

Você pode saber os valores de cada uma das multas no Detran-MT (se houver), a fim de dar um panorama mais completo da situação do seu veículo.

Detran-MT Telefone

Se você deseja entrar em contato com o Detran-MT, o telefone disponibilizado pela instituição é o (65) 3615-4694 (sede). O endereço é Av. Doutor Hélio Ribeiro, 1000 – Centro Político Administrativo – Cuiabá/MT.

Você acabou de conferir informações sobre os serviços do Detran-MT. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *